Seja muito bem vindo à ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS MORADORES PROPRIETÁRIOS DE WITMARSUM

Colônia Witmarsum

Situada nos Campos Gerais do Paraná, no município de Palmeira, foi formada por menonitas, grupo de alemães-russos, que tem sua origem na Frísia, no norte da atual Holanda e Alemanha. Através da Prússia eles imigraram para Rússia no século XVIII, de onde, em 1929, fugiram do regime comunista. Em 1930 chegaram ao Brasil no Vale do Rio Krauel, atual cidade de Witmarsum em Santa Catarina, de onde reimigraram e adquiriram a Fazenda Cancela em 07 de junho de 1951, fundando assim a Colônia Witmarsum no Paraná.

Situada num belo vale no centro da Fazenda, de propriedade de Roberto Glasser, tinha em suas instalações mangueiras, troncos, estábulos, barracões e a casa-grande. As construções antigas foram transformadas em salão de uso múltiplo onde eram celebrados cultos, assembléias e festas em geral. Outros barracões transformaram-se em
salas de aula, usina de leite, armazém, mercado, escritório, e a casa da sede foi adaptada para servir de hospital.

Ocupa originalmente uma área de aproximadamente 7800 hectares e possui aproximadamente 3000 habitantes, atualmente. Compreende cinco núcleos de povoamento, denominados glebas, numerados de 1 a 5 e dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social situado na sede da antiga Fazenda Cancela (atual Heimat-Museum).

A Colônia Witmarsum diferencia-se da maioria das outras comunidades étnicas no Brasil pela forte coesão social e o emprego de três línguas.

O uso do Plautdietsch (alemão baixo), do Hochdeutsch (alemão padrão) e do português, faz parte da comunicação diária dos integrantes desta comunidade. As línguas alemãs Plautdietsch e Hochdeutsch são consideradas como parte da identificação cultural do povo menonita.

Com trabalho duro prosperaram social e economicamente com a produção de leite e grãos, que desde os anos iniciais até hoje são entregues para a Cooperativa Witmarsum, que beneficia o leite, que chega ao mercado com a marca Cancela ou na forma de Queijos Finos, com a marca Witmarsum.
Produtos de alta qualidade, reconhecida e valorizada nacionalmente.

O turismo vem crescendo consideravelmente desde 2003, com museu, cafés, restaurantes, pousadas, artesanato, cervejarias e passeios à cavalo. Os traços germânicos na arquitetura e nos costumes desta pequena comunidade fazem o visitante se sentir na Europa.

Certidão Pública – Escritura Pública de Compromisso de Compra e Venda – 3º Tabelionato de Notas – 3º Ofício de Notas de Curitiba – Livro 51, folha 303, 07 de junho de 1951.

A Associação

Associação criada por moradores de Witmarsum com o objetivo de proporcionar uma melhora qualidade de vida na colônia.

Convênios

Conheça todos os convênios especiais para asociados.

Newsletter

Fique por dentro das novidades!